sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

XI Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas e Grupos de Apoio à Saúde da Mama


Paula Ângelo,Patrícia Brullé e Thereza Cypreste
No último dia 22 de Novembro, a ADAMA - Associação dos Amigos da Mama de Niterói (RJ), participou do XI Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas de Grupos voltados para a causa "Câncer de Mama", realizado no Hotel Sheraton - Barra da Tijuca. Dra Thereza Cypreste,Paula Angelo e Maurício Ramalho foram os representantes da ADAMA no Congresso organizado pela FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. 

Instituições do Rio de Janeiro que ajudaram a organização do evento.
"Nós não sabíamos que seríamos homenagiados", disse Thereza Cypreste, Mastologista e  fundadora da ADAMA.

O grande mestre Dr Hiram Lucas foi um dos palestrantes.



Dra Paula Ângelo, psicóloga da ADAMA - Associação dos Amigos da Mama de Niterói e do CON - Centro Oncológico de Niterói, falou sobre o impacto emocional no retorno da doença." Muitas mulheres já devem ter ouvido essa expressão: "Fiquei sem chão", quando recebem a notícia da volta do câncer. O grupo de apoio juntamente com um trabalho psicoterapêutico adequado garantem à essa mulher suporte para o tratamento.

Paula Ângelo, em momento de sua brilhante palestra.

Carta da  Deputada Federal / PP/ PR.Cida Borghetti 

A data 27 de novembro celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, instituído pela Lei Federal nº 12.116 de 10 de dezembro de 2009.
Uma oportunidade para que todos os municípios do Brasil promovam campanhas de conscientização alertando principalmente as mulheres sobre o perigo do câncer de mama e a importância dos exames preventivos.
Mulheres acima dos 40 anos devem fazer a mamografia anualmente. Se a doença for diagnosticada e tratada no início a chance de cura é maior, e menor é o sofrimento com o tratamento.
Informação que pode parecer repetitiva, mas que realmente precisa ser repetida, replicada e difundida por todo o país.
Seja  nas capitais, nos mais nobres lares do Brasil ou nos pequenos municípios, na área rural em remotas aldeias indígenas, o câncer de mama não faz distinção social.
É o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A estimativa é que só neste ano 52.680 mulheres sejam diagnosticadas com a doença constituindo uma série ameaça à saúde pública, à felicidade das mulheres e seus familiares, além da própria vaidade feminina.
Na condição de parlamentar engajada nesta causa desde o início de minha vida pública, conclamo as mulheres desse país para que se mobilizem no dia 27 de novembro, no sentido de alertar outras mulheres sobre o câncer de mama.
As primeiras-damas de cada município do Brasil tem em suas mãos os meios necessários para organizar manifestações públicas de conscientização. Passeatas distribuição de material informativo, realização de exames gratuitos são algumas possibilidades mas todas as mulheres e homens podem contribuir seja trajando uma peça de roupa na cor-símbolo da doença, ou mesmo usando o laço cor de rosa preso a roupa, e até mesmo buscando conversar sobre esse assunto, perguntar á filha, à esposa, á amiga se tem feito o auto-exame e a momografia anual, também são formas de contribuir.
Com o Brasil unido em favor de uma causa de extrema relevância, vamos fazer de 27 de novembro um dia não de lágrimas, e sim, de esperança em uma sociedade cada vez mais consciente e responsável em seu papel trasnformador.
Agradece,
 Cida Borghetti - Deputada Federal / PP/ PR.


Cláudio Barbosa,Thereza Cypreste,Paula Angelo e Maurício Ramalho no evento que reuniu mais de 100 mulheres pela causa Câncer de Mama

Maíra Caleffi, Presidentre da FEMAMA e Thereza Cypreste, fundadora da ADAMA.

Por ADAMA

Um comentário:

Deixe seu comentário e logo que puder, nós entraremos em contato.

Assessoria de Imprensa da ADAMA - Associação de Amigos da Mama